Anunciada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no último dia 18, a nova tabela da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas – PNPM-TRC, que entraria em vigor no dia 20 de julho, foi suspensa no dia 22 por pressão dos caminhoneiros autônomos.
Após uma semana de reuniões com transportadores, caminhoneiros autônomos e embarcadores, o Ministério da Infraestrutura anunciou que vai então estabelecer um novo acordo entre as três partes para definir novamente os valores de frete e o percentual para cada uma das 11 categorias de carga.
A tabela suspensa foi elaborada com base em um conjunto de estudos técnicos da ESALQ-LOG juntamente com outras entidades do setor. A nova metodologia de cálculo baseava-se em dois coeficientes de pisos mínimos, um referente ao custo de descolamento em reais/quilômetro e outro referente ao custo de carga e descarga. Os caminhoneiros reclamaram que estes cálculos não contemplavam a remuneração do caminhoneiro.
Enquanto o acordo não é firmado, voltam a valer os valores anteriores.
(Agosto/2019)