Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou dados sobre o mercado de veículos no Brasil no mês setembro e refez as projeções para 2020. Após sucessivos resultados negativos, a entidade prevê um ano de quedas, mas um pouco menor do que previa no começo da pandemia.
As vendas de caminhões em setembro tiveram queda de 19,6% em relação ao mesmo período em 2019. Comparando com agosto de 2020, houve queda de 9,5%. No acumulado, também houve retração: 62,7 mil unidades vendidas em 2020 até a agosto, contra 74,2 mil unidades no mesmo período do ano passado, o que representa -15,4%.
Os números positivos vieram da exportação: a venda de caminhões para o mercado externo teve aumento de 24,4% em setembro, com relação ao mês anterior, e aumento de 59,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O acumulado de 2020, porém, ainda está em queda de 10,1%.
Novidades no mercado
Mesmo com números desfavoráveis, as montadoras seguem apresentando novidades.
A Mercedes-Benz anunciou uma nova oferta de serviços que inclui o Truck Center para serviços e reparos rápidos. Ele vai funcionar em postos de combustíveis com grande fluxo de caminhões pelo país. Após o início da campanha de divulgação de sua nova família de caminhões extrapesados, a Mercedes-Benz vendeu o primeiro Novo Actros por meio do showroom virtual, o novo canal digital para vendas de veículos comerciais, peças e serviços lançado recentemente pela marca. A novidade virtual permite a compra online também de planos de manutenção e pacotes de serviços.
Dentre as novidades fora do Brasil, a Scania iniciou na Suécia os testes com um caminhão movido a energia solar. A montadora instalou painéis solares em um semirreboque acoplado a um cavalo-mecânico. De acordo com o fabricante, o uso de energia fotovoltaica poderá contribuir para a redução do consumo de combustível em até 10% se o modelo rodar apenas em território sueco.
(Outubro/2020)