Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística avalia queda no volume transportado durante a pandemia da Covid-19
Notícias

Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística avalia queda no volume transportado durante a pandemia da Covid-19

Os levantamentos feitos pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) têm tentado medir a queda no volume de cargas movimentadas neste período de pandemia do novo coronavírus.

Nos dados que foram apurados nas cinco primeiras semanas com empresas de vários tamanhos e segmentos de todo o Brasil ligadas à NTC&Logística, houve uma queda de 45,17%. Já no final do mês, no período de 20 a 26 de abril, o volume de cargas movimentadas pelo transporte rodoviário caiu 44,8%.

O último levantamento, apurado entre o dia 27 de abril e 03 de maio, trouxe ligeira melhora em relação aos levantamentos anteriores, mas com números bem abaixo do que se observava antes da pandemia. Houve uma queda de 41,41% em relação aos níveis anteriores à pandemia de coronavírus. O percentual de empresas que tiveram queda no faturamento em função da pandemia diminuiu, passando de 90% na pesquisa anterior para 86% na atual. Para cargas fracionadas, que contêm pequenos volumes, a sondagem apontou queda de demanda de 43,18% ante os níveis pré-coronavírus, melhora de cerca de 4 pontos percentuais em relação à semana anterior. Já para cargas lotação, que ocupam toda a capacidade dos veículos e são utilizadas especialmente nos segmentos industriais e agrícolas, a retração até a última semana atingia 39,96%, melhora de cerca de 3 pontos ante a pesquisa passada.

Os setores onde a queda é mais suave são os setores farmacêuticos (-11,17%) e de agronegócios (-23,30%), ao contrário da indústria de linha branca, que chegou a recuar mais de 60% no período.

(Maio/2020)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento