Aumento dos custos de transporte e preço do diesel preocupam setor
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Aumento dos custos de transporte e preço do diesel preocupam setor

As mudanças definidas em junho pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na Lei do Descanso (Lei 13.103), também conhecida como Lei do Caminhoneiro, aos poucos começam a ser sentidas – e medidas - na prática tanto para os contratantes quanto para as empresas do setor de transporte, que sentem aumento nos custos. Em viagens de longa distância, esse aumento gira em torno de 12%. Nas operações que antes eram conduzidas por duplas de motoristas, o acréscimo pode chegar a até 70%. Esses números foram calculados pelo Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas e Econômicas (Decope), vinculado à NTC&Logística.

Ao mesmo tempo que passam por essas adaptações, os transportadores têm que lidar com novos aumentos no diesel. Desde 16 de agosto, os caminhoneiros têm enfrentado um custo adicional de aproximadamente R$ 300 para encher o tanque de seus caminhões. Esses dados foram divulgados em um levantamento realizado pelo Índice de Preços Ticket Log (IPTL), que monitora os preços nos postos de combustível e revela o impacto direto desses aumentos nos gastos dos caminhoneiros. Na semana entre os dias 17 e 23 de setembro, o preço médio do diesel S10 nos postos de combustível do Brasil registrou mais um aumento, de 0,32%, alcançando R$ 6,22 por litro Foi a oitava semana consecutiva de aumento no preço médio do diesel S10 para os consumidores, com a última queda ocorrendo no fim de julho.

O aumento nos preços é resultado de uma série de fatores, incluindo a cobrança de tributos, os reajustes nas refinarias e a retomada da cobrança de impostos federais PIS/Cofins, além do impacto do biodiesel na mistura vendida nos postos. Mas a situação pode se agravar ainda mais com a proibição das exportações de diesel e gasolina pela Rússia, o que poderá gerar pressão adicional sobre os preços dos combustíveis no Brasil, com analistas prevendo a possibilidade de um novo ajuste pela Petrobras. Apesar do crescimento na produção interna de óleo e gás, o Brasil ainda é altamente dependente de derivados de petróleo importados, o que torna o mercado vulnerável a flutuações internacionais de preços.

(Setembro/2023)


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