Balanço do setor: produção e venda de veículos seguem com números mais baixos que no ano passado
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Balanço do setor: produção e venda de veículos seguem com números mais baixos que no ano passado

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o setor automotivo ainda enfrenta desafios como altas taxas de juros, restrições de crédito e o aumento nos preços dos veículos pesados devido ao padrão Euro 6. O relatório mais recente indica que foram emplacados 8.968 caminhões em agosto, aumento de 10,59% em relação a julho, quando foram vendidos 8.109 veículos. No entanto, as vendas ainda estão abaixo dos números de 2022, com uma queda de 27,07% em agosto de 2023 em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No acumulado de janeiro a agosto, 2023 registra 67.426 caminhões vendidos, o que representa uma redução de 16,66% em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram vendidos 80.904 caminhões novos no país.

Nas fábricas, agosto de 2023 marca uma recuperação na produção de caminhões no Brasil. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), foram fabricados 9.623 caminhões novos, um aumento de 42,6% em relação a julho, que registrou a produção de 6.749 caminhões.

Assim como os números de vendas, apesar desse aumento mensal, a produção de agosto de 2023 ainda é consideravelmente inferior à registrada em agosto de 2022, com uma queda de 44,1%. No acumulado de janeiro a agosto, a produção de 63.545 unidades representa uma redução de 37,5% em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram produzidas 101.719 unidades.

O mercado de caminhões novos vem desacelerando mês a mês em comparação com o ano passado. O programa de renovação de frota do Governo Federal, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços não foi suficiente para aquecer o mercado. O programa, que estimula a compra de veículos novos após a entrega de caminhões antigos para reciclagem, não teve toda sua verba utilizada. No balanço mais recente, foram utilizados R$ 100 milhões para a aquisição de veículos de transporte de carga, mas o valor total destinado para subsidiar a compra de caminhões e ônibus era de R$ 1 bilhão, sendo R$ 700 milhões para caminhões.

(Outubro/2023)


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