CNT divulga estudo que analisa dificuldades no transporte de cargas no meio urbano
Notícias

CNT divulga estudo que analisa dificuldades no transporte de cargas no meio urbano

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou o estudo “Logística Urbana: Restrições aos Caminhões?”, em que foram analisadas sete regiões metropolitanas do país e as suas condições do transporte de cargas.

As regiões metropolitanas analisadas foram São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Recife (PE) e Manaus (AM). O estudo constatou uma variedade de regras e de restrições à circulação de caminhões em centros urbanos, somada a problemas de infraestrutura, sinalização e fiscalização, entre outras deficiências que têm impacto sobre a atividade transportadora.

Uma consequência direta é o aumento dos custos operacionais do transporte rodoviário: de acordo com o estudo, estima-se que as entregas em meio urbano representem, em média, 28,0% do custo total de transporte.

Além disso, a baixa previsibilidade da entrega de mercadorias, devido aos congestionamentos e das retenções de trânsito, o aumento da emissão de poluentes e ruídos e riscos de acidentes pela falta de fiscalização e sinalização são outros problemas que aparecem em destaque.

De acordo com a CNT, é preciso aprimorar as políticas públicas e o planejamento, ou seja, incluir os transportes de carga no planejamento urbano, melhorar a sinalização e a fiscalização de trânsito, ampliar a oferta de vagas de carga e descarga e as janelas horárias para entregas e coletas e ampliar o investimento em infraestrutura.

Leia o estudo completo no link: CNT - Conferderação Nacional do Transporte

(Junho/2020)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
São Paulo
11 2949-3325 // 2939-1976
Itupeva
11 4581-9263
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento