Estudo da CNT retrata perfil da gestão do transporte de carga
Notícias

Estudo da CNT retrata perfil da gestão do transporte de carga

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou a primeira Pesquisa CNT Perfil Empresarial, que retrata as características da gestão do transporte de carga. Dentre as empresas que responderam à Pesquisa, predominam as com larga experiência no setor (59,3% têm mais de 20 anos) e sob gestão familiar (79,3% delas). A amostragem considerou 464 entrevistas.

O preço do diesel foi apontado por 82,3% dos entrevistados como o item de maior dificuldade para quem opera no TRC. Os aumentos não param, e de acordo com o último levantamento do Índice de Preços Ticket Log, a alta no mês de março foi de 12,77% para o diesel comum e 14% para o S-10. A dificuldade de contratação de mão-de-obra, especialmente motoristas, também está entre as principais dificuldades apontadas pelos gestores.

A atenção dedicada pelo transportador rodoviário às questões ambientais também chama atenção. Em seu conjunto, 59,6% dos entrevistados implementam algum tipo de ação ambiental em suas operações. Dentre as medidas de sustentabilidade adotadas destacam-se o monitoramento de uso de combustível (39,0%); de emissões de gases na atmosfera (30,6%); de geração de resíduos (30,2); e de uso de energia elétrica (26,5%).

O uso de veículos de transporte movidos a eletricidade na matriz logística brasileira, aliás, foi tema de um estudo específico da CNT. A série Energia no Transporte traz conhecimentos sobre fontes de energia para o setor de transporte, informando a sua procedência, panorama nacional e internacional, vantagens da utilização e desafios sob os aspectos técnicos e ambientais. Apesar de representar uma alternativa importante para substituir combustíveis fósseis mais poluentes, o uso da energia elétrica no mercado de transportes de caminhões e ônibus ainda é muito limitado. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no período de 2021 a 2022, foram licenciados apenas 376 caminhões e ônibus elétricos deste tipo no Brasil.

(Abril/2022)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
São Paulo
11 2949-3325 // 2939-1976
Itupeva
11 4581-9263
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento