Free-Flow: modalidade de pedágio sem praças físicas deve começar a funcionar em março na BR-101
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Free-Flow: modalidade de pedágio sem praças físicas deve começar a funcionar em março na BR-101

Em 2021, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi alterado, permitindo criar um sistema de livre passagem no Brasil sem as tradicionais praças de cobrança, o Pedágio Free Flow.

Por enquanto, o Free Flow está sendo implementado pela concessionária CCR RioSP na BR-101 (Rio-Santos), entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro (RJ), com previsão para começar a funcionar a partir de março deste ano.

O estado de São Paulo já vem testando modelo alternativo de pedágio em suas em suas vias desde 2012: as rodovias Engenheiro Constâncio Cintra e Santos Dumont foram as primeiras a experimentarem um sistema de cobrança proporcional por quilômetro rodado, chamado Ponto a Ponto, de acordo com Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

Resumidamente, o Free Flow é um sistema de cobrança de pedágio sem as praças físicas de cobrança. O fluxo é livre e o pagamento é proporcional à quantidade de quilômetros rodados.

O sistema é utilizado em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos e China, e vêm ganhando espaço de discussões no Brasil, desde a criação da lei (14.157/21), que autorizou esse tipo de cobrança. Na América Latina, o Chile é o único que utiliza o pedágio de passagem livre de forma oficial.

A concessionária CCR RioSP disponibilizou um site para esclarecer dúvidas relacionadas ao novo sistema de pagamento automático de pedágio. Nele, o usuário encontra informações sobre como calcular a sua viagem, descontos, pagamento, etc. Neste primeiro momento, o objetivo do site é meramente informativo. Quando o sistema Free Flow estiver em operação, os recursos de cálculo de viagem, desconto e pagamento de tarifas já estarão disponíveis para uso dos usuários. O site é o www.ccrriosp.com.br.

Informações adicionais sobre o Free Flow também podem ser encontradas clicando aqui!

(Janeiro/2023)


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