Em todo início de ano, as montadoras costumam divulgar metas, investimentos e planejamento do lançamento de novos modelos.
Líder nas vendas de caminhões em 2019, a Mercedes-Benz tem boas projeções para este ano. Estima que em 2020 chegue a 120 mil caminhões vendidos, acima dos 101.334 de 2019.
Já a Volvo anunciou investimento de R$ 1 bilhão no Brasil no período entre 2020 e 2023. A fabricante sueca encerrou o ano passado com faturamento recorde no país de R$ 9,3 bilhões, 13% superior em relação a 2018. Foram 14.505 caminhões vendidos, crescimento de 58%. A Volvo também conquistou o primeiro lugar no ranking de vendas de caminhões pesados com o FH 540 6×4 que sozinho teve 7.135 unidades emplacadas.
Cada vez mais o uso de combustíveis alternativos ganha peso entre as marcas. A VWCO anunciou que vai produzir caminhões elétricos no Brasil. A fabricante também vai criar um consórcio para integrar parceiros na produção de veículos e fornecimento de infraestrutura. A Scania, na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, iniciou a produção de caminhões movidos a GNV (gás natural), GNL (gás liquefeito) e biometano (obtido de resíduos orgânicos). Além de países europeus, o Brasil é o único a produzir essa linha de veículos. A fábrica local já deve iniciar também a exportação dos veículos, começando com a Argentina.
(Fevereiro/2020)