Operadores logísticos contrataram 30 mil novos colaboradores em 2022
Notícias

Operadores logísticos contrataram 30 mil novos colaboradores em 2022

Mesmo com dificuldades, como alta de custos, falta de segurança e má qualidade das rodovias, o setor de transportes segue beneficiando a economia do país. Além dos benefícios diretos da atividade – de fazer circular os bens e produtos - o setor tem apresentado bons números de contratações.

De acordo com a Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL), os maiores operadores logísticos (OLs) do país contrataram cerca de 30 mil novos colaboradores em 2022, o que representa um aumento de 58% em relação ao total de admissões feitas em 2021, quando foram abertos 13 mil postos.

A pesquisa da ABOL aponta ainda que 66,7% dos entrevistados afirmaram ter contratado mais profissionais do que no período anterior. Em todo o setor de Transporte, Armazenamento e Correios, foram mais de 94 mil novas vagas de emprego abertas só nos primeiros sete meses de 2022, o que representa um aumento de 64,8%, impulsionado principalmente pelo e-commerce, que cresceu significativamente desde o início da pandemia.

Um dos índices que chamou a atenção na pesquisa foi a quantidade de empresas que destinou parte das vagas para funcionários temporários (mais de 66%). De modo geral, os Operadores Logísticos costumam contratar mais pessoas em caráter permanente, oferecendo estabilidade aos seus colaboradores. Segundo o último estudo realizado pela Associação com o perfil de Operadores Logísticos no Brasil, para cada empregado terceirizado, há 4,5 CLTs.

A pesquisa confirmou outro dado já conhecido de quem atua no setor: cerca de 45% das empresas ouvidas disseram enfrentar desafios na hora de contratar mão de obra especializada, Os principais obstáculos apresentados pelo estudo, feito em parceria com o Instituto de Logística ILOS, incluem captação de talentos, profissionais qualificados, capacitação técnica e comportamental, localidade, supervalorização salarial de alguns setores e pouca adesão de grupos de diversidade.

Para contornar essas dificuldades, 83,3% das empresas afirmaram que a contratação de estagiários faz parte da rotina, e em 2022, 66,7% dos operadores admitiram até dez estudantes. Cerca de 37% dos estagiários são efetivados ao término do contrato, o que representa uma oportunidade para jovens profissionais ingressarem no setor de logística.

(Abril/2023)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento