Plano Nacional de Logística 2035 quer modernizar e balancear matriz de transporte
Notícias

Plano Nacional de Logística 2035 quer modernizar e balancear matriz de transporte

O Ministério da Infraestrutura lançou em dezembro o Plano Nacional de Logística 2035 (PNL 2035) documento que traça uma visão estratégica do transporte no país, com metas para reduzir o custo Brasil, modernizar a logística e aumentar a competitividade do setor produtivo brasileiro. O resumo do relatório do PNL 2035 pode ser lido aqui

Entre os principais objetivos do PNL 2035 está a transformação da matriz de transporte do Brasil para torná-la mais racional e sustentável, equilibrando o uso dos diferentes modais e implantando metas de diminuição de emissão de gases poluentes.

Para o transporte rodoviário, o Plano destaca a necessidade de investimentos na prevenção de acidentes e na redução de emissões de gases poluentes. A expectativa é tornar o transporte de 9% a 10% mais seguro e também de reduzir em 14% as emissões de CO2.

Segundo o documento, estão previstos investimentos para aumentar a participação do sistema ferroviário e aquaviário na matriz de transporte bem como realizar modernização de frotas e melhorias operacionais em portos e no sistema ferroviário.

De acordo com o plano, num cenário que leva em conta a maior oferta de infraestrutura, até 2035 serão investidos R$ 789 bilhões oriundos da iniciativa pública e privada. Nesta perspectiva otimista, o plano estima aumento de até 11% no PIB nacional como resultado de grandes investimentos nos modais de transporte.

(Março/2022)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento