Principais resultados da pesquisa Perfil dos Operadores Logísticos 2022
Notícias

Principais resultados da pesquisa Perfil dos Operadores Logísticos 2022

A pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL) em parceria com o ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain) busca avaliar a relevância do setor logístico, sua evolução e papel para o país. Para a edição de 2022, foram 4 meses de levantamento de dados, obtendo 117 questionários válidos, que representam 1/3 do faturamento do setor dos OLs (Operadores Logísticos).

Os dados comprovam a relevância do setor, que agrega cerca de mil empresas, responde por cerca de 2 milhões de vagas diretas ou indiretas e gerou em 2021 R$166 bilhões, equivalente a quase 2% do PIB, que resultaram em cerca de R$44 bilhões para os cofres públicos.

Redução da carga tributária está no topo dos anseios dos OLs ouvidos, junto com a melhoria na infraestrutura logística do país. Em terceiro lugar, a segurança é o item que mais preocupa o setor.

Com relação às ações de sustentabilidade, responsabilidade social e governança, as ações mais frequentes realizadas pelas empresas são busca pelo aumento na segurança do trabalho 976%), aumento na diversidade das contratações (76%), ações anticorrupção (72%) e busca pela redução reuso e reciclagem de materiais, realizada por 72% das empresas ouvidas.

A esmagadora maioria (96%) afirma ter dificuldade na hora de contratar profissionais mais especializados, por isso 94% delas investem em qualificação para seus profissionais.

De modo geral, a pesquisa revelou que em 2021 a maioria dos operadores logísticos realizou investimentos para melhorar a eficiência da operação e em softwares, e pretende seguir com o incremento até 2024. Nos últimos dois anos houve um crescimento mais expressivo da demanda de alguns setores, com destaque para os produtos de cosméticos, atendidos por aproximadamente 65% dos operadores e cujo aumento foi de 12% em relação a 2020, os alimentos processados (alta de 8%), e produtos eletroeletrônicos (9%).

A pesquisa mostra que a estratégia dos OLs de menor porte é reduzir custos, dos médios é ganhar mercado e dos de maior porte é melhorar o serviço. A maior parte dos Operadores Logísticos quer se destacar no mercado pela flexibilidade e customização das suas operações. Para todos, porém, o principal desafio será o de garantir investimentos robustos em pessoas, inovação e tecnologia.

(Agosto/2022)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento