Retrospectiva 2022 do setor de caminhões
Notícias

Retrospectiva 2022 do setor de caminhões

A PBEX Transportes traz alguns fatos que marcaram o setor de caminhões em 2022 e algumas tendências para 2023:

A Anfavea, entidade que representa os fabricantes de veículos, estima que o país tenha encerrado 2022 com uma produção de 192 mil caminhões. Foi um ano positivo para o setor, com um crescimento de 8,2% na comparação com 2021. Ssetores como o e-commerce continuaram em alta e, assim, fomentaram as vendas de caminhões menores.

Os serviços de locação ganharam força. Tradicionais empresas dedicadas à operação ganharam mais mercado, estreando no segmento. Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volvo apresentaram seus serviços de locação em 2022. Iveco também sinalizou que em breve terá novidades e especialistas avaliam que a locação deve seguir tendência de crescimento em 2023 no Brasil.

Após dois anos de pandemia, 2022 foi marcado ainda pelo retorno de eventos importantes, como o IAA (Salão de Hannover), na Alemanha, e a Fenatran, aqui no Brasil. No âmbito das vendas, com o ritmo de produção de caminhão 0-km próximo da normalidade, a procura por caminhões usados diminuiu. Já no âmbito legal, o Renovar, programa de renovação de frota, foi regulamentado, com objetivo de estimular a renovação da frota e retirar das estradas veículos muito antigos.

Por fim, especialistas estimam que o investimento em novas tecnologias voltadas à segurança do motorista será uma das grandes tendências do setor de caminhões em 2023, especialmente porque os números de furtos e roubos no setor ainda é muito elevado.

(Janeiro/2023)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento