Rodovias que perdoam’ e mais projetos para reduzir mortes nas estradas brasileiras
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Rodovias que perdoam’ e mais projetos para reduzir mortes nas estradas brasileiras

O Brasil está entre os dez países com maior número de mortes causadas por acidentes de trânsito em ruas e rodovias. Para mudar este panorama, em 2018 foi lançado o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), com proposta de ações para, ao longo de uma década, reduzir 50% das mortes em acidentes de trânsito.

Elaborado por especialistas de diversos órgãos, como Denatran, órgãos municipais de trânsito, PM, DNIT e ANTT, o plano está dividido em oito pilares (Gestão do Plano de Segurança no Trânsito; Infraestrutura Viária e Engenharia de Tráfego; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às vítimas; e Esforço Legal e Fiscalização).

Em 2010, a ONU havia definido o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. Neste ano, foi lançada a Segunda Década, para o período de 2021 a 2030. Para se alinhar ao novo período, o Pnatrans criou seis grupos de trabalho para elaborar uma versão revisada do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, a ser divulgado em setembro, na Semana Nacional de Trânsito.

Em outra iniciativa em busca de alternativas para um trânsito mais seguro, algumas entidades públicas e privadas se reuniram no projeto piloto Rodovias que Perdoam – Brasil: Da Teoria à Prática, que visa propagar a visão de segurança viária entre engenheiros. Coordenado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o projeto começou com um curso para difundir o conceito das chamadas ‘rodovias que perdoam’, que são construções viárias adequadas para diminuir a gravidade de acidentes. Essas rodovias contam com alguns dispositivos de segurança, como zonas livres, barreiras de contenção, atenuadores de impacto, sonorizadores e acostamentos. O projeto envolve visitas técnicas a fábricas de produtos para segurança viária, laboratórios de testes e centros de simulação.

(Junho/2021)


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