Audiência pública sobre tabela de fretes termina sem decisão no STF
Notícias

Audiência pública sobre tabela de fretes termina sem decisão no STF

Ainda não foi dessa vez que se chegou a um consenso sobre o tabelamento mínimo dos fretes.

Após uma audiência pública realizada no dia 27 de agosto, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que não tomará uma decisão sozinho e que levará as três ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) para análise no plenário. Foram 04 horas de audiência, com representantes do setor produtivo e caminhoneiros apresentando suas argumentações.

De acordo com o ministro, faltam pareceres de alguns órgãos, como a Procuradoria-Geral da República, para que ele remeta as ações ao plenário. A data do julgamento provavelmente só será definida após a troca de comando: no dia 13 de setembro a Ministra Cármen Lúcia deixa a presidência do Supremo e será substituída por Dias Toffoli.

O tabelamento do frete foi instituído pela Medida Provisória 832/2018, agora convertida na Lei 13.703/2018, e pela Resolução 5.820/2018, da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que a regulamentou. Representantes da indústria e do agronegócio dizem que ela prejudica a livre concorrência e provoca inflação, com aumento de preços, por exemplo, de produtos da cesta básica para o consumidor final. Já o ministro dos Transportes, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a advogada-geral da União defendem o tabelamento, como forma de corrigir distorções do mercado.

(Setembro/2018)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento