Começa em julho a pesquisa “Origem e Destino” nas rodovias federais
Notícias

Começa em julho a pesquisa “Origem e Destino” nas rodovias federais

A pesquisa Origem e Destino (OD), realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pretende traçar o perfil dos usuários das estradas e os fluxos de veículos em diversas categorias. Trata-se de uma importante ferramenta para o diagnóstico de problemas e para o planejamento de ações de infraestrutura. A primeira fase da pesquisa começa em julho, nos estados da região Sul e Centro-Oeste. Dividida em 4 etapas, deve se estender até o ano que vem.

O DNIT firmou parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, para o tratamento e consolidação dos dados coletados, e com o Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro, que irá aplicar a pesquisa junto aos usuários das estradas.

Serão coletados dados sobre a classificação do veículo, tipo de carroceria, ano de fabricação, número de passageiros e tipo de combustível aceito; propriedade, motivo de escolha da rota; dos dados da viagem; dos motivos da viagem; dados da carga transportada, e ainda sugestões de lugares para paradas de descanso.

Para coleta de dados sobre fluxos de veículos, serão feitas contagens volumétricas e classificatórias de tráfego em 300 postos de coleta.

A Pesquisa Origem e Destino é uma das ações do Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT), retomado agora pelo DNIT, depois de sua interrupção nos anos 2000. O PNCT prevê a implantação de 320 postos de contadores permanentes que funcionarão 24 horas por dia, todos os dias, inicialmente por um período de três anos. Deste total 230 já estão certificados e em operação.

(Julho/2016)

<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
São Paulo
11 2949-3325 // 2939-1976
Itupeva
11 4581-9263
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento