Diesel começa o ano em alta
Notícias

Diesel começa o ano em alta

Cerca de R$4,8 bilhões foi o valor que o governo federal gastou com o programa de subsídio ao óleo diesel no ano passado. A medida havia sido adotada para encerrar uma ampla greve dos caminhoneiros, em maio de 2018. Para segurar o preço do diesel, o governo garantiu subsídio de R$0,30 por litro aos produtores e importadores até o dia 31 de dezembro. A maior parte deste valor, cerca de 90%, foi repassada para a Petrobras.

Em 2019, com nova diretoria à frente da estatal, o pagamento de novos subsídios não está previsto, mas a Petrobras continua com a política de preços adotada em julho de 2017, que permite reajustes frequentes, até mesmo diários, numa faixa de até 7%, baseados na paridade com o mercado internacional - com relação ao preço do petróleo e as flutuações no câmbio.

A novidade para o novo ano foi o anúncio de um mecanismo financeiro de proteção complementar, que vai permitir à Petrobras adotar períodos de estabilidade no preço por prazos curtos, de até 07 dias, quando houver oscilações muito intensas no câmbio, o que já acontece para a gasolina.

Com o fim do subsídio ao diesel, o preço nas refinarias e terminais já teve alta de 2,5% no dia 01º de janeiro, e uma segunda alta, de mais 2,5%, no dia 09 de janeiro.

(Janeiro/2019)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento