Untitled Document
Notícias

Elevação do preço do diesel eleva custos na área de transporte

Aumento do preço dos combustíveis nas refinarias, anunciado pela Petrobrás no dia 29 de setembro, impactará em preços de serviços de transportes. A elevação, de 6% para a gasolina e 4% para o diesel já está valendo.

Os efeitos desse reajuste podem chegar aos serviços de transportes, pois o diesel é o principal insumo do setor. Desde o início de 2015, ele já encareceu 7,4%, o que representa um aumento de R$0,19 a cada litro, causado principalmente pelos impostos PIS/Confins e Cide, reajustados pelo governo federal em janeiro. Em 12 meses, o preço do diesel S-10, por exemplo, subiu 12%.

Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), nesse mesmo período - em 12 meses - as transportadoras acumularam perda de 6% nas suas receitas líquidas, pois, além do aumento nos custos, o enfraquecimento da atividade econômica tem causado queda na demanda pelo serviço de transporte.

Um estudo do Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC&Logística (DECOPE) divulgado no fim de setembro calculou que o impacto do reajuste da Petrobras de 4% no diesel pode impactar em até 1,27% o valor do custo final do transporte rodoviário de carga, considerando apenas o custo operacional do caminhão, sem despesas administrativas das transportadoras.

Estes dados complementam outro estudo da entidade, feito em agosto com 300 empresas do setor, sobre a defasagem do frete. O resultado apontou uma diferença de 10,14% entre os fretes praticados e os custos efetivos da atividade.

<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento