Untitled Document
Notícias

Novo projeto do DNIT propõe pesagem automática de caminhões nas rodovias federais

O DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, divulgou um relatório da Controladoria Geral da União (CGU) que avalia a execução de programas do governo, com foco nas operações do sistema de pesagem de veículos.


No total foram avaliados 35 postos em operação no país, e constatados problemas como: ausência de equipamentos e sistemas necessários para executar o serviço de pesagem, falta de infraestrutura adequada, problemas de sinalização e má localização. O DNIT, então, propôs uma alteração do atual Plano Diretor Nacional Estratégico de Pesagem, que consiste na instalação de um novo sistema de pesagem moderno com componentes eletrônicos capazes de medir o peso dos caminhões de forma automática, sem necessidade de parada.

Para o DNIT, a pesagem em movimento será uma inovação tecnológica para os padrões brasileiros e trará como vantagens a redução no tempo de parada para fiscalização e no número de agentes público envolvidos no processo.

A expectativa é que o método diminua o número de veículos com excesso de peso nas estradas, o que resultaria em menos gastos de manutenção e menor risco de acidentes. Os editais para lançamento do novo modelo no mercado já foram preparados e a licitação está prevista para junho de 2013.


(Maio/2013)

<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
São Paulo
11 2949-3325 // 2939-1976
Itupeva
11 4581-9263
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento