Perfil dos caminhoneiros é tema de estudo na Esalq-USP
Notícias

Perfil dos caminhoneiros é tema de estudo na Esalq-USP

Com cerca de 2 milhões de trabalhadores, os caminhoneiros formam uma categoria profissional bem significativa no Brasil, que rendeu estudo inédito de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Com objetivo de analisar o perfil destes profissionais, a pesquisa buscou avaliar o impacto das recentes leis envolvendo a categoria, como a Lei do Descanso e a Lei do Caminhoneiro. A conclusão é que, mesmo após mudanças na legislação, pouco mudou na rotina de grande parte destes profissionais., que representam 3,4% da população economicamente ativa de homens no Brasil.

A pesquisa levou em conta também dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD-IBGE), entre os anos de 2002 a 2015., que mostram que 80% dos caminhoneiros possuem entre 30 e 60 anos; 58% trabalham com carteira assinada e 27%, por conta própria; 58% têm Ensino Fundamental completo e 35%, Ensino Médio completo.

O trabalho, do economista Lucas Lima, foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Esalq, com orientação da professora Ana Lucia Kassouf, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia, e contou com apoio da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo setor de transportes e seus profissionais, vale ressaltar que empresas especializadas – como a PBEX – são garantia de respeito às leis e aos trabalhadores. A PBEX sabe que a excelência na qualidade dos serviços prestados está diretamente relacionada às pessoas envolvidas em todo o processo. Por isso, investe no aprendizado constante da equipe, através de programas contínuos de treinamento, que capacitem tecnicamente os funcionários, mas que também promovam valorização das competências individuais de todos eles.

(Março/2018)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
São Paulo
11 2949-3325 // 2939-1976
Itupeva
11 4581-9263
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento