Redução no preço do diesel não ajuda setor de transportes
Notícias

Redução no preço do diesel não ajuda setor de transportes

No último mês, a Petrobrás anunciou queda nos preços dos combustíveis, algo que não algo ocorria no país desde 2009. A estatal decidiu reduzir os preços nas refinarias, deixando o diesel, em média, 2,7% mais barato, causando um reflexo no preço final de aproximadamente R$ 0,05.

No entanto, as mudanças não terão grandes efeitos nos custos das transportadoras, já que a redução não supera a defasagem no setor. A compra de combustível representa um dos maiores custos para as transportadoras, mas desta vez, a redução no valor do diesel servirá apenas para diminuir os prejuízos acumulados e para melhorar as margens de lucro das empresas.

Analistas preveem que o transporte rodoviário será o de recuperação mais lenta entre todos os modais, pois foi justamente o mais afetado pela queda do PIB. Em 2015, o PIB nacional teve retração de 3,1%, mas a queda no setor foi de 4,6%. As projeções indicam que, no ano que vem, o setor terá resultado positivo de 1,9%, com alta de 1,3% no PIB. Para 2018, a expansão estimada é de 2,1% no PIB, e de 3% no setor de transportes.

(Novembro/2016)

<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento