Motoristas profissionais: desafios da profissão
Notícias

Motoristas profissionais: desafios da profissão

Caminhoneiros desempenham um papel fundamental na circulação de mercadorias no Brasil, país de dimensões continentais prioritariamente dependente do transporte rodoviário. Mas, para as empresas, a contratação de profissionais qualificados tem se mostrado desafiadora. Por outro lado, para os motoristas, estar em permanente atualização também exige grande esforço.

Neste cenário, são muito bem-vindas iniciativas como a do SEST SENAT, que lançou o programa Mais Motoristas, para capacitar gratuitamente profissionais, com cursos de formação que combinam teoria e prática em veículos com tecnologia embarcada e custeio da mudança de categoria da CNH.

O programa atraiu mais de 55 mil inscrições. Inicialmente, eram 2.793 vagas disponíveis em 86 unidades operacionais em todas as regiões do país. Outras 2 mil vagas foram criadas e a entidade promete novas chamadas para os próximos meses. A iniciativa é uma oportunidade para os caminhoneiros se manterem atualizados e preparados para as mudanças que o mercado de trabalho irá exigir.

O avanço da tecnologia é sempre um debate relevante sobre mercado de trabalho. Em muitos casos, a evolução tecnológica é vista como uma ameaça aos empregos, como no caso da automação veicular. Em tese, a automação é uma possibilidade real no setor de transporte rodoviário de carga, mas está longe de se tornar realidade no Brasil. Por aqui, a introdução de veículos autônomos é uma ideia bem distante, por isso os motoristas de caminhões ainda terão mercado de trabalho por muitos anos.

(Novembro/2023)


<< Voltar

Rede Social



Todos os direitos reservados
Itupeva - São Paulo
11 4496-6006
contato@pbextransportes.com.br
Desenvolvimento